Sejam bem vindos. Vamos fazer trilha juntos pelos caminhos da vida?

Compartilharemos aqui as aventuras destes cavaleiros e suas máquinas de metal. Vocês verão aqui muitas fotos bacanas e ficarão conhecendo muitas histórias das loucas aventuras proporcionadas por essa galera que curte andar sobre duas rodas junto a natureza e em locais nada convencionais.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aventure-se, saiba como iniciar no mundo off-road em duas rodas



Caros colegas, mencionei aqui no blog minha vontade de também entrar nesse mundo off-road em duas rodas, e pensando nisso preparei este artigo, com informações básicas para você, que também tem interesse em embarcar nessas loucas aventuras, cortando trilhas, estradão, serras, montanhas e rios mundo afora.
Primeiramente vamos aprender algumas gírias usadas pelas pessoas que praticam off-road sobre motos:
Bosteiro - Local onde devida à permanência de muitas vacas, e em época de chuva, fica intransponível, o chão fica fofo demais.
Fazer uma Trilhinha: Sair com os amigos num sábado à tarde e depois tomar umas geladas.
Trilha- É o caminho em pastos e serras, utilizado por nativos e animais.
Enrolar o Cabo – Acelerar, andar rápido.
Estradão - Qualquer estrada onde passam dois carros.
Escapada - Escorregada das rodas da motocicleta, provocando uma derrapagem controlada ou completamente descontrolada.
Trilha travada - Trilha muito difícil.
Curvão - curva de alta que se faz com a mão no fundo.
Levantar - Descobrir novas trilhas.
Péba ou Mamão - Piloto pouco experiente que fica preso em qualquer dificuldade encontrada sua frente.
Engalhar - Ato de ficar preso em local difícil.
Siri - Piloto que em situação de muita lama ou em erosões usa os pés para apoiar a motocicleta.
Comprar Terreno - Cair ou deixar a moto cair.
Vaca - Tombo violento, também chamado de capote.
Rodão - Piloto que só faz exibicionismo onde não deve.
Carrapato - Piloto que esquece a planilha (quando tem) e segue outro piloto.
Rôia - Piloto ruim.
Dar Corda - Acionar o pedal de partida diversas vezes sem que a motocicleta funcione.
Enceradeira - Motocicleta fraca ou de pouca potência.
Planilha - Livro de bordo onde constam as médias e o roteiro.

Você vai precisar dos seguintes equipamentos:


Camisa, calça, botas, colete, joelheira, luvas e o principal deles, o capacete.
O preço destes equipamentos variam bastante, dependendo da qualidade, tipo do material, marca. Vejamos alguns preços abaixo:
Para a calça, a camisa e o colete geralmente são montados COMBO, ou seja, você compra os 3 de uma só vez, pelo fato dos mesmos virem personalizados. Você não iria querer comprar uma calça azul, um colete amarelo e uma camisa roxa por exemplo.
O preço destes Combos variam entre R$200,00 a R$1500,00.
Bota: entre R$350 e R$1500
Joelheira: entre R$61,00 a R$2.900,00.



Capacete : entre R$180,00 a R$3.000,00



Pilotos fazendo curso de Off-Road.

Para quem quiser embarcar nessa aventura e não tem nenhum conhecimento existem cursos que ensinam algumas técnicas e como você pode se aprimorar para pilotar uma MotoCross. Alguns tópicos básicos abordados nestes cursos são: Segurança (o principal de todos), como se posicionar na moto, manutenção da moto, curvas de alta, média e baixa, o uso correto dos freios, como transpor lama, areia, canaletas e costelas. Um curso deste custa em torno de R$350,00 a R$600,00.

Agora vamos para o item mais importante, sem ele de nada adianta ter os outros itens: a moto.
E qual seria a moto mais adequada?
Hoje as motos mais utilizadas para off-road são as seguintes:
Nacionais
- Honda CRF-230, valor aproximado R$10.500,00. (nova)
- Honda XR-250 Tornado (não é mais fabricada). Preço: entre R$3.000,00 R$9.000,00.
- DT-180/200 Yamaha, valor entre R$500,00 a R$4.000,00
- Outras: Honda - XL 250, XLX 350, XR 200 e Yamaha XT 225, XT 600 e Agrale 16.5, 27.5 e 30.0.

Importadas
- DR 400 Suzuki, preço R$25.000,00 (nova)
- CRF 250/450 Honda, preço R$25.000,00 a R$35.000,00 (nova)
- WR/YZ 250/450 Yamaha, preço R$25.000,00 a R$35.000,00 (nova)
Outras: KDX Suzuki, KTM, Gas Gas e Husqvarna.






A Nacional Honda CRF-230 já vem configurada para off-road assim como as importadas DR 400, CRF 250/450 e a WR/YZ 250/450.
Agora é só colocar a mão no bolso e sair por aí.

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